Webmail do Servidor
Sustentabilidade é o tema da 13ª Semana de Museus do Governo do Estado

19 de maio, 2015 - 10h34

Share Button

Integrando uma programação, simultaneamente articulada com unidades de museus de todo o Brasil, o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado Cultura, realizou nesta segunda-feira (18) a abertura da sua 13ª Semana de Museus, que este ano apresenta-se como a edição com o maior número de entidades museais envolvidas na promoção do evento. Realizada no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, a abertura da Semana reuniu 21 museus e seis pontos de memória de oito municípios, que realizaram exposição de trabalhos, aproximando as atividades museológicas do grande público.

Para a Semana, todos os museus e pontos de memória prepararam extensa programação baseada em palestras, oficinas, exposições, visitas mediadas, espetáculos teatrais e apresentações culturais. No primeiro dia do evento, os visitantes puderam assistir a leitura dramatizada da ‘Carta de 2070’, palestra com o professor da Universidade Federal do Maranhão, Sérgio Ferretti, e apresentação de grupo de tambor de crioula.

A Semana Nacional de Museus segue em São Luís até domingo (24). Neste período, as unidades realizarão atividades paralelas, de acordo com o segmento o qual são especializadas, como é o caso da Casa de Nhozinho. A Casa da Cultura do Governo do Estado, localizada na Praia Grande, e que serve à exposição e comercialização de artesanato maranhense, resolveu abordar o tema da sustentabilidade a partir da mostra: ‘O artesanato em fibras de buriti do Maracanã’.

Já outros espaços museais, como o Palácio dos Leões e a Fundação da Memória Republicana lançaram mão da tecnologia, e proporcionaram ao público um verdadeiro passeio virtual pelos espaços físicos dos respectivos museus retratados em telas.

“O projeto do governador Flávio Dino para as Casas de Cultura é garantir apoio às iniciativas de integração, mas, ao mesmo tempo, assegurar a independência uma das outras. Isso significa que elas deverão, em breve, somar cada vez mais esforços e ações conjuntas, tais como na Semana de Museus, mas devem ser cada vez mais espaços legítimos de produção do conhecimento, de forma que possam contar com equipes capacitadas e conscientes do seu papel social”, considerou a secretária de Estado da Cultura, Ester Marques.

A turista carioca, Tatiana Fialho visitou a mostra coletiva no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, no início da tarde, e aprovou a iniciativa do governo. “Com pouco tempo de estadia em São Luís, a Semana permitiu que eu conhecesse um pouco de muitos dos espaços que eu não teria oportunidade de conhece um por um. Para além disso, gostei muito da diversidade presente em cada cantinho das exposições preparadas aos visitantes”, disse Tatiana Fialho durante visita à 13ª Semana Nacional dos Museus.

Nesta terça-feira (19), a programação da Semana dos Museus acontece de forma setorizada, em cada unidade participante a partir das 9h da manhã. Integram a edição 2015 do evento: o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Casa da Festa, Ponto de Memória – Centro Cultural Divino Espírito Santo/ Porto Grande, Bacuí, Icatu, Sebrae, Sítio Pyranhenga/ CEPROMAR, Museus dos Capucinhos, Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, UFMA/ Memorial Cristo Rei, Museu Afro-Digital físico, Museu de Artes visuais, Museu de Arte Sacra do Maranhão, Casa Histórica de Alcântara.


Página 1 de 5.17512345...Última »
Copyright® 2011-2017 Portal do Governo do Estado do Maranhão, alguns direitos reservados