Webmail do Servidor
Maternidade vai incentivar a doação de leite materno

18 de maio, 2015 - 20h00

Share Button

Maternidade vai incentivar a doação de leite maternoO Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, aproveita o Dia Mundial de Doação do Leite Humano, nesta terça-feira (19), para reforçar a importância da doação de leite materno. O ato que pode salvar vidas e assim reduzir a mortalidade neonatal no estado vai ser incentivado no Hospital e Maternidade Marly Sarney, unidade da rede de saúde estadual. Nos últimos meses, a maternidade não conseguiu acumular estoque de leite por conta da falta de doações.

“Atualmente a situação do nosso banco de leite é restrita. Nos últimos meses estamos praticamente coletando e pasteurizando, sem deixar em estoque. O rendimento de quatro litros, o que normalmente coletamos, dá apenas para dois dias, além de não suprir a necessidade de todos os bebês”, explicou a supervisora do Banco de Leite da Maternidade Marly Sarney, enfermeira Irenildes Rodrigues.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, o leite materno é o mais natural protetor da saúde e da qualidade de vida da criança. “Doar leite é um ato de amor que uma mãe faz por outra que não consegue leite suficiente para seu filho. É um dos mais belos gestos de generosidade”, afirmou.

Para suprir a demanda, o ideal seria a coleta de dez litros de leite por dia. A mãe que costuma ter as mamas enrijecidas e que, mesmo após o bebê mamar, elas continuam cheias, são doadoras em potencial. Contudo, mesmo aquelas com mamas sem enrijecimento podem ser doadoras, porque toda mulher que amamenta pode doar.

Acostumada a lidar com casos em que a mãe procura o banco de leite acreditando não ter produção adequada, a enfermeira informa: “Nesses casos, a mulher pode se encaminhar ao banco de leite que vamos orientá-la e, com o estímulo correto, a produção do leite normaliza. Também acontece, por falta de informação, algumas mães descartarem o leite quando esvaziam a mama, ou acham que o leite que produzem é suficiente apenas para o seu bebê. Porém, a produção do leite depende do esvaziamento da mama e, quanto mais a mulher esvazia as mamas, mais leite ela será capaz de produzir”, explicou.

Ao fazer o cadastro para doação, a lactante recebe todas as orientações em relação à higienização do recipiente para guardar o leite, armazenagem e conservação. Em domicílio o leite pode ficar até dez dias conservado no congelador.

Bancos de Leite Humano
O Brasil e as nações que compõem a Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH), celebram o Dia Mundial de Doação de Leite Humano no dia 19 de maio.O leite materno é o alimento essencial para o desenvolvimento dos bebês. Para aqueles que estão em seus primeiros dias de vida, e que por algum motivo não podem ser alimentados pela própria mãe, o leite doado torna-se um recurso que garante seu desenvolvimento saudável, protegendo de infecções, diarreias e alergias.


Página 1 de 5.17512345...Última »
Maternidade vai incentivar a doação de leite materno
Copyright® 2011-2017 Portal do Governo do Estado do Maranhão, alguns direitos reservados